Páginas

sábado, 31 de março de 2012

De Volta ao Velho Vicio

Tudo aconteceu tão rapido que aliado a minha preguiça de atualizar meu blog somente agora registro aqui que ... voltei a acelerar .

Uma noite destas perdi o sono e nao sei o porquê , meu instinto veio com uma de que eu tenho que escrever umas historias atuais de minhas aventuras como hoje piloto free lance de carros de corrida . O final deste raciocinio seria igual a voltar a acelerar , de alguma forma .

Depois desta noite , procurei ficar em um cantinho quieto para ver se passava , mas diante de algo no meu cerebro continuar a me atormentar , fiz alguns contatos em colegas do ramo e , vai daqui , vai dali , consegui uma vaga como piloto na ajuda de desenvolvimento de dois gols na STR  (uma especie de piloto de testes versão regional ), equipe que participa da Copa Bana Pneus de Marcas e Pilotos , que são provas realizadas aqui em Curitiba . Com referencias de Antonio Espolador , Giovani Cillia entre outros grandes amigos , o dono da STR , Luizinho , me recebeu de braços abertos no projeto e ... la fui eu , como sempre com pouco recurso (em automobilismo isto sempre deve ser entendido com R$) voltei ao velho vicio . Neste projeto , eu ajudaria com minha experiencia neste tipo de carro , a desenvolver os gols que seriam pilotados pos Celso Mancia (velho conhecido na categoria e campeão da categoria B ano passado) e Beto Della Libera , este ultimo com vasta experiencia no automobilismo inclusive nacional . Bi campeão guaúcho de kart e participante da Stock Car B de 2007 e 2008 estão entre algumas das historias que o guaúcho radicado em Florianopois e gente fina da maior qualidade me contou no final de semana que atuamos juntos como companheiros de equipe .

Sexa feira pela manha , la estava eu cedo no autodromo . Adrenalina alta mas nao tanto como nas vezes anteriores . Depois de algumas breves reunniões , decidimos que eu sairia no primeiro treino com carro que seria pilotado pelo Beto , numero 165 . Procuraria dar meu parecer , marcar alguma volta referencia e passaria o trabalho para ele . Como seriam 4 treinos de 30 minutos no dia , o segundo inverteriamos a ordem e a tarde eu passaria possivelmente para o carro do Mancia . La vai eu . Uma volta para esquentar . Duas para aprender onde eram as curvas (lembrando que a mais de 6 anos eu nao andava ali e nem de carro de corrida) . Vou para a terceira e ... quebrou perigosamente a ponta de eixo .
Bom , nao era propriamente um bom recomeço ,mas , são coisas de automobilismo . Mal sabia nós naquele momento , mas aquela quebra era um fator muito decisivo para um final de semana muito dificil . Por conta desta quebra , acabamos por perder tambem o segundo treino . Assim sendo , o Beto sairia somente ele no terceiro treino . O Mancia começaria no outro carro (num 27) e eu terminaria . Infelizmente o Beto deu umas 3 voltas e , nova quebra . Nao havia muito tempo e mantivemos minhas voltas do final de treino no carro do Mancia e por este carro ser novo , vimos o quanto nosso desenvolvimento estava atrasado . No quarto e ultimo treino eu andei sozinho no carro do Macia e o Beto no que ele correria (165) . O resultado final demostrava o quanto estavamos para traz no desenvolvimento os pneus e rodas , que eram novos para todos e naquele momento estavamos a pelo menos 2 testes atrazados  . A catagoria esta muito competitiva , com equipes e pilotos muito bem preparados e com verbas altas , mas 20° tempo meu e o 21° do Beto demonstravam que estavamos longe , muito longe do razoavel . Mas tudo bem .... Foi na sexta que a equipe me convidou a correr na sexta com Mancia , o que aceitei de pronto . No nosso entendimento , tanto eu precisaria de mais treino quanto a equipe de mais dados para coletar em busca do acerto . Foi nesta hora que falei para o Luiz de forma reservada que até o warn up de domingo somendo o que poderiamos melhorar o carro , eu estaria em sexto ... ele deu um sorriso como quem diz ... " voce bebeu ?""" .

Fomos para a tomada de tempos e eu esperava melhorar muito os 3,5 segundos que tomamos do primeiro colocado na sexta . Guiando bem acima do limite tomei um grande susto ao raspar nos pneus da entrada da reta naquela que seria minha melhor volta . Final da tomada , fiquei até feliz que encurtamos para 2 segundos do pole mas ainda em 18° com Beto em 22° . Talvez se eu acertasse aquela volta e encontrasse algum vacuo, que não houve , daria para ter ido ao 10° 12° , que seria legal demais para a circustancia . Bola pra frente . No sabado mesmo , seria a primeira bateria , que largaria o Mancia . Corrida conturbada dele mas de forma conciente . Mas nao deu , o que ele melhor conseguiu foi mesmo um 20° . Tudo bem , eu largaria nesta posição no domingo .

Para o warn up de domingo , recalibramos o carro e fechamos em 7° , um a menos do que eu previa . Pra mim ali o trabalho estava encaminhado para esta etapa e para corrida o objetivo seria apenas levar o carro com cabeça .   La foi para a corrida  . Saindo de 20° tudo é muito embolado e a preocupação em levar o carro pra casa era maior . Ultrapassei alguns , tambem fui ultrapassado por outros . Alguns acidentes , penalizações a umas 5 voltas do final quando nao sei como estava em 7° (este numero me perseguiu nesta prova) , quebrou o cambio , provavelmente de eu judiar tanto dele .  Levei o carro ao box. Desci , tomeum uma água bem gelada e gostosa como ela é netas ocasiões . Agradeci a equipe pela oportunidade do retorno . Igualmente eles me agradeceram e mantivemos a intenção de estarmos juntos no restante do ano .

Bom , desta vez foi isto . Eu ainda busco recurso para correr a copa inteira . Existem projetos e boas possibilidades disto , os proximos dias e meses dirão pra que lado vou . Se nao der , vou sendo piloto de testes mesmo , o que vai gradativamente me dando oportunidade de voltar a forma , que ainda faltou um pouco .

Nao posso deixar de fechar o o registro colocando o quanto fico feliz ao rever antigos amigos e concorrentes , muitas vezes os dois juntos , como o querido Gastão Weigerth, Valmor Weiss entre tantos outros .

Acho que volto a contar muitas historias este ano .

Sigam-me no Twitter : @aloludwig

Nenhum comentário:

Postar um comentário

fale o que quiser, mas respeito `e bom e todo mundo gosta!